Erros a evitar ao contratar

Os métodos de contratação mudaram e o processo para conseguir um emprego também. Aqui você poderá perceber os erros que pode estar cometendo e abrir os olhos para o futuro.
homem sentado em um sofá chateado
Written by
Ontop Team

 Erros a evitar ao contratar

Olá novamente, muitos de nossos leitores pediram mais dicas sobre o processo de contratação. Então, a equipe da Ontop está de volta para compartilhar nossa experiência.  Anteriormente falamos sobre as mudanças que vieram com a Covid e quais estão aqui para ficar e o processo de reestruturação. Hoje vamos falar sobre o outro lado da moeda. Não apenas as mudanças, mas os erros que podem ser cometidos ao contratar uma nova pessoa para sua empresa, especificamente se for remoto e internacional. 

Sobrecarregando seus candidatos 

Muitos gerentes de RH podem criar tarefas realmente úteis, mas difíceis, para o candidato realizar. Mas por que eles fariam isso? Isso só deixa os candidatos ainda mais nervosos e pode bloquear suas habilidades e competências de se destacarem. 

Muitos consultores realizam avaliações DEI (diversidade, equidade & inclusão), o que significa vasculhar dados quantitativos, dados qualitativos e documentação de processos, quando o ideal seria imitar uma avaliação real. Em seguida, eles são solicitados a completar algumas pequenas entregas que quase espelham o processo de avaliação da empresa.  

Considere este enquadramento para projetar um exercício prático: Que tipo de habilidade você quer ensinar a uma pessoa que você contrata para este trabalho? Este é o elemento chave para garantir que você não estrague tudo. Conheça o que seu chefe está disposto a ensinar ou sobre o que ele tem tempo para conversar com o candidato. Você precisa saber que tipo de conjunto de habilidades seu candidato precisa ter. 

Atribuir projetos sem clareza do que você quer 

As empresas inicialmente deixavam os candidatos terem autonomia sem saber exatamente sobre o que eram os projetos.  Isso era uma ocorrência comum nos primeiros dias de empresas mal geridas.

Isso significava que as pessoas estavam demonstrando e praticando tipos de habilidades muito diferentes. Por que não organizar o mesmo projeto para todos, já que há um certo perfil que está sendo procurado?   As empresas rapidamente perceberam que “não podiam comparar maçãs com maçãs com essa abordagem”, de acordo com Kofman-Burns. O outro problema de atribuir aos candidatos projetos em andamento nos quais estavam trabalhando é que eles nem sempre sabiam qual era a ‘resposta certa’.

Rotacionar para o mesmo projeto de avaliação anônima para cada candidato abordou ambos os desafios. Durante a avaliação da Ontop, é um trabalho que nossa equipe já fez muitas vezes e temos uma noção clara de como o resultado final deve ser, então somos capazes de julgar todos os candidatos com um método em mente. 

Acompanhar as expectativas: tarefa difícil

Ontop sabe que tipo de candidatos eles querem contratar, então por que não compartilhar essa informação vital?
Em um cenário da vida real, um funcionário deve ter uma noção do que você está procurando em um candidato qualificado. Portanto, não há razão para fazer os candidatos adivinharem durante o processo de contratação remota — a menos que o que você esteja tentando avaliar seja o quão bom alguém é em adivinhar o que você quer.

Ao atribuir às pessoas o exercício prático de acordo com o Peoplism, ele define claramente o que esperam ver em um nível macro (competências gerais) e micro (como completar cada seção).

Aqui estão alguns trechos da introdução ao projeto que eles enviam aos candidatos:

Neste caso específico, eles estavam procurando habilidades de pensamento crítico e análise. Queriam que você compartilhasse insights de alto nível e fosse capaz de apoiar esses insights de alto nível com os detalhes de suporte que o levaram às suas conclusões.

Tempo é dinheiro 

Infelizmente, é muito comum ver no mundo corporativo muitos exercícios práticos que são feitos para levar 4-5 horas para um candidato completar sem pagar-lhes, e aqui na Ontop achamos isso bastante severo e injusto. É especialmente opressivo para pessoas sub-representadas, que muitas vezes precisam se candidatar a muito mais vagas para conseguir uma oferta de emprego. Então, o que os especialistas da Ontop recomendam é: Se não há intenção de pagar aos candidatos para completar um exercício para levar para casa, mantenha-o em menos de duas horas.

Nós da Ontop gostamos de ter conversas informais para quebrar o gelo e realmente conhecer quem vamos contratar. Nossos especialistas em contratação na Ontop buscam talentos internacionais de alta qualidade, e sempre tentamos conhecer nossos candidatos além das habilidades técnicas. Como a Ontop é uma empresa remota, é muito importante encontrar a combinação certa de cultura e qualificações.  É bom manter todos os tipos de negócios cientes de erros comuns, como pedir uma tarefa de 10 horas e não pagá-la. 

Nos casos em que os candidatos são pagos por hora, a taxa horária corresponde ao que seria o salário deles se estivessem trabalhando em tempo integral. É por isso que, especialmente para startups como a Ontop, é extremamente importante acertar na contratação. Vale a pena para nós investir tempo e dinheiro para obter uma visão mais completa da qualidade do trabalho de alguém. 

Procure diversidade nos candidatos

Um dos maiores erros que os gerentes de contratação cometem é não ter um conjunto diversificado de candidatos.

Diversidade pode incluir muitos aspectos como: idade, experiência, formação, raça e gênero, todos os quais ajudam a trazer diversidade de pensamento. Tornar uma empresa diversa certamente a tornará mais bem-sucedida e manterá as organizações crescendo e progredindo.

Aqui na Ontop recebemos muitos elogios por nossa equipe diversificada, é um dos nossos ativos mais bonitos e gratificantes. Com uma força de trabalho diversificada, você tem uma chance melhor de atrair diferentes tipos de pessoas que, de outra forma, não se candidatariam a posições na sua empresa. Ser uma empresa diversa e inclusiva também traz novas perspectivas para sua organização, o que a ajuda a crescer.

Olhe para si mesmo e não espere ou procure alguém exatamente como você ou a equipe. A coisa mais incrível na diversidade é o florescimento de novas ideias, o abraço de novas culturas e o complemento mútuo. Uma perspectiva externa é frequentemente a chave para impulsionar sua empresa para um sucesso maior.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.